EM CONSTRUÇÃO

ESSE BLOG AINDA ESTÁ EM FASE DE CONSTRUÇÃO!

Criatividade


Interessante a colocação e ponto de vista de Paulo Sacaldassy sobre a Criatividade.
Compartilho com vocês um texto seu. Vale a pena!

Não é de hoje que se escreve para contar histórias, sejam elas através de livros, crônicas, contos, textos teatrais e até mesmo através de roteiros. E todas elas já foram contadas e recontadas de mil e uma maneiras, muitas vezes em exaustão, mas a todo dia sempre aparece alguém disposto a contar as mesmas histórias. E o que a faz a ser diferente? A sua criatividade!

As situações dramáticas são todas conhecidas e, exaustivamente exploradas, não há mais novidades, isso é claro e sabido, o que faz a diferença é a forma pela qual o escritor trabalha para contá-las. E a criatividade que ele emprega para contar a história que vai fazê-la única e especial, isto é, a verdadeira alma do negócio.

Por mais que conheçam as técnicas e os diversos modos de contar uma história, e que fique claro aqui que saber tudo isso é primordial e de extrema importância, que conheçam todos os segredos de arquitetar uma narrativa, que conheçam todas as situações dramáticas, só há uma maneira de contar, a sua criatividade e é ela que lhe fará ser diferente.

A sua criatividade é a sua assinatura em tudo aquilo que você escreve. É o que vai fazer a diferença e lhe destacar perante aos outros escritores, fazendo com que a sua história, mesmo com um tema batido, conquiste o leitor. Sem a criatividade, o que se obtém, é a mesmice de sempre, vide o que vem acontecendo com as novelas.

O problema é, quando por segurança ou até mesmo por preguiça ou ainda medo de arriscar, o escritor opta por utilizar apenas as técnicas de narrativas para contar a sua história, fazendo-se valer de uma fórmula de sucesso, tal e qual às novelas. Pegam-se os ingredientes, como se contar uma história fosse preparar um bolo e, servem para o público a mesma história contada da mesma maneira.

Uma história contada com a criatividade, jamais será uma história igual a outra. Usando a sua criatividade, a mesma história que fez Romeu e Julieta morrerem por amor, pode ser contada sobre um outro ponto de vista, talvez por ângulo que só você viu e que pode torná-la uma história de sucesso.

Ousar é a palavra irmã da criatividade, quando um escritor subverte o lugar comum, ou até mesmo brinca com os clichês, com certeza terá uma boa possibilidade de contar uma bela história, mesmo que ela já tenha sido exaustivamente contada. Portanto, mais do que uma boa idéia, a criatividade com a qual você pretende contar a sua história, é que é a alma do negócio.
www.oficinadeteatro.com

Cia Ide

Cia Ide
Mostra de Teatro